Esses editores irão facilitar e muito suas vidas, pela praticidade e conforto que oferecem, mas cuidado não confie somente nos editores,muitos programadores cometem o erro de se acomodar com esses recursos e acabam por esquecer de sempre estarem se atualizando nas linguagens e também às vezes escrever um código manualmente é sempre bom para não perder a prática.
Vamos á nossa lista.
5 – WYSIWYG Web Builder
Olhando assim de cara ele pode parecer e muito com Adobe DreaWeaver e realmente ele possui algumas características do DreamWeaver, só que como o próprio nome diz ( WYSIWYG Web Builder significa “What-You-See-Is-What-You-Get” ou seja “O que você vê é o que obtém),tudo que você fizer na tela de design será seu resultado final mas ele oferece pouca organização em termos de webdesign.
Você pode utilizá-lo sem saber nada de HTML já que o software gera a tag HTML e basta apenas “arrastar e soltar” o conteúdo que você deseja.Ele também cria formulários personalizados com ActiveX,Java,Windows Media Player,Quick Time e outros plugins.
4 – KompoZer
Uma editor que podemos chamar de “versão gratuita do DeamWeaver”,é um editor gratuito que como o DreamWeaver separa a edição por abas.Na primeira aba,que se chama Normal,ele utiliza a mesma técnica que o WYSIWYG,ou seja,uma edição simples e prática para iniciantes.Na aba Html Tags,ele mostra qual o elemento correspondente está sendo selecionado na aba Normal,o que pode lhe ensinar um pouco de linguagem html.
Para os que gostam de código puro,como eu,Source é a aba para visualizar e editar o código Html.O programa também traz um editor CSS e um uploader FTP,para que você salve e já envie sua página para o servidor.
3 - Raptor Web Designer
Esse é um editor que achei bastante interessante devido a sua inserção de site específicos como Youtube,Google Maps,conta também com ferramentas de formatação de texto,diagramação de imagens,banco de dados e muito mais.
Com esse editor você possui controle amplo sobre o conteúdo gerado,editor html e diversas ferramentas,tudo isso gratuito.
O programa oferece inclusive um passo a passo que permite criar sites rapidamente.Ele conta com opção de elaborar templates e também dá a você a chance de desenvolver algo do zero,exatamente do jeito que você quer.
2 - Notepad++
O meu favorito, afinal, foi nele em que descobri o gosto pela criação Web,é um programa para profissionais que querem,no mínimo,migra do bloco de notas para algo melhor. O programa reconhece automaticamente a linguagem que você estiver usando, seja C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Javascript, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup.
Possuindo muitas características favoráveis para facilitar o trabalho, como auto-completar, sistema de busca e substituição, interface funcional e navegação por abas, esse software livre se tornou um destaque entre os programadores. E, através do menu, você pode pré-visualizar a sua página tanto no Internet Explorer quanto no Firefox, em botões diferentes
Definitivamente, o Notepad++ é destinado para aqueles que gostam de criar páginas somente através do código, mas querem mais organização quando fazem isso.
Não é nenhuma surpresa que o Adobe DreamWeaver seja o primeiro colocado de nossa lista,com certeza o editor mais utilizado no mundo da programação web devido a sua praticidade,agilidade e suas ferramentas que tornam a vida de qualquer programador ,seja iniciante ou profissional mais fácil.
O Adobe Dreamweaver é o aplicativo de web design da família Creative Suite. Esse software visa oferecer fácil modelagem de páginas da internet, por isso, ele fornece recursos simples para programadores e ferramentas descomplicadas para designers.
Para quem busca versatilidade, o Dreamweaver pode ser um bom aliado. Ele é compatível com as linguagens ASP, JSP, ColdFusion, ASP.NET, PHP, JavaScript, CSS, XML e XSL (XSLT). Ao iniciar o programa você pode escolher um modelo de página, com campos específicos e temas pré-definidos.
A interface pode ser alterada através do menu de workspaces na barra superior. Com diferentes visuais, é possível trabalhar com campos de linha de código, outros baseado em elementos visuais e alguns específicos para navegação em FTP. Assim como os navegadores, o programa de design da Adobe traz abas para você trabalhar com múltiplos arquivos.
O programa se conceituou ainda quando fazia parte da Macromedia. E agora que foi comprado pela Adobe, trouxe melhorias relativas principalmente em relação à sua interface. Se você já utilizou algum programa Adobe CS3 em diante, vai reconhecer o topo diferenciado e muito mais prático. Isso porque a utilização do programa pode ser adaptada da melhor maneira possível ao seu monitor.
Além disso, ele também traz suporte a uma porção de arquivos e associações de outros programas Adobe, como Flash (trazendo até modelos de players de vídeo) e Photoshop.
Então esse foi nosso Top 5 de editores Html que com certeza independente do programa que você escolher irá ajudar e muito na hora da criação do seu site mas é sempre importante não depender somente desses recursos,um bom programador é aquele que consegue utilizar qualquer ferramenta e ser capaz de gerar seu código seja no Dreamweaver, Bloco de Notas ou até mesmo no papel e lápis.
Fonte: http://megatechbrasil.com/programacao/top-5-editores-html/
Postar um comentário