Como fazer um mini gerador de energia eólica usando materiais como palitos de picolé e latinha de refrigerante? A energia eólica consiste na geração de energia elétrica usando a força do vento, que roda uma hélice que está ligada a um motor que através da sua rotação gera energia elétrica. Para construir este mini gerador de energia eólica dei preferência por materiais fáceis de encontrar e de manipular para que todos que tenham vontade de ter o seu mini gerador consigam com pouco esforço a matéria prima. Então vamos lá!
Para fazer o seu mini gerador de energia eólica você vai precisar de:
- uma latinha de refrigerante;
- uma tesoura;
- palitos de picolé, uns 40 mais ou menos;
- um palito para espeto;
- supercola;
- um motor cc/dc (corrente contínua);
- um estilete;
- uma caneta marcadora de slides;
- uma régua;
- uma braçadeira de plástico;
- e vento.
Vamos começar cortando a latinha de refrigerante, deixando-a parecida um uma folha de papel.
A lata de refrigerante será usada para fazer a hélice do nosso gerador de energia eólica. Faça um corte circular na folha da latinha de refrigerante, com um diâmetro de aproximadamente 9 cm, você pode usar um copo como molde, fazendo a marcação com uma caneta de marcar slides. Após cortar o círculo use uma moeda de 50 cents para marcar um pequeno círculo no centro da hélice, essa marcação será o limite de cada uma das pás da hélice. Agora marque as pás da hélice, no caso esta hélice terá 16 pás. Use uma régua para marcar as pás da hélice.
Agora, usando a tesoura, corte as pás da hélice e faça uma pequena curvatura em cada uma das pás da hélice, como mostrado na imagem abaixo.
Faça um pequeno furo no centro da hélice e passe por ele o palitão de espeto, nesse caso o palitão tem aproximadamente 18 cm. Cole o palitão com supercola na hélice, dos dois lados, e passe também supercola nas bases das pás da hélice para dar uma reforçada.
Segue um vídeo da hélice no palitão pegando um vento e já dando os primeiros sinais de vida.
Agora vamos fazer a base do nosso gerador eólica. Coloque 10 palitos de picolé um após o outro alinhados, passe supercola em três palitos e cole sobre os 10 palitos, como na imagem abaixo. Se quiser pode reforçar passando supercola entre os 10 palitos da base.
Agora pegue dois palitos e usando o estilete faça um furo redondo na ponta de cada um deles, como na imagem abaixo. Esses furos devem ser suficientemente grandes para passar o palitão da hélice com folga. E chamaremos esse palitos de suporte da hélice.
Agora pegue 3 palitos e cole um sobre o outro. Faça dois trios de palito.
Voltando aos palitos com o furo redondo na ponta (suporte da hélice), cole em ambos os lados de cada um deles um outro palito, como mostrado na imagem abaixo.
Agora cole na base dos suportes da hélice um trio de palitos de cada lado, deixando uma distância entre os suportes de aproximadamente 8 cm.
Agora cole os suportes da hélice na base do gerador aeólico, passe o palitão da hélice pelo suporte e o gerador de energia eólica já adquiriu seu formato.
Segue o vídeo do gerador quase pronto pegando um ventinho.
Agora chegou a parte mais interessante, porém mais crítica, que é adaptar o motor de corrente contínua (cc/dc) no gerador. Este tipo de motor você encontra dentro de carrinhos a pilha ou pode adquirir um em lojas de eletrônicos. Primeiro você deverá colar o suporte para o motor, e esse suporte deverá deixar o motor exatamente alinhado com o eixo rotatório da hélice, veja na imagem abaixo. O suporte foi feito com um palito partido ao meio e colado um ao lado do outro e depois colado ao suporte da hélice. Em baixo para dar uma firmeza maior foi colado um palito entre o suporte do motor e um suporte da hélice. O motor foi fixado ao suporte com uma braçadeira plástica, e a ponta do eixo giratório do motor foi colada com supercola ao eixo da hélice.
Após seguir todos os passos anteriores você terá uma engenhoca igual a essa aí em baixo, pronta para transformar vento em energia elétrica. Uma dica é lubrificar com óleo de máquina as partes onde o eixo da hélice toca os palitos que seguram o eixo, pois quanto menos atrito entre as partes de madeira melhor.
Se você tiver um ventilador ou qualquer outra coisa que faça vento coloque o seu gerador de energia eólica em frente e próximo ao mesmo. A energia gerada vai depender em parte do tipo de motor cc/dc que você usou e da velocidade do vento. No meu caso ao ligar um multímetro no motor constatei que consegui gerar um pouco mais de um volt.
Segue abaixo o vídeo mostrando o mini gerador de energia eólica funcionando a todo vapor.
Fonte: ComoFazerAsCoisas.com.br
Fonte: ComoFazerAsCoisas.com.br
Postar um comentário