0
Ter um robô humanóide personalizável está ao alcance de (quase) todos. Uma equipa de cientistas e engenheiros europeus desenvolveu o Poppy, o primeiro robô humanóide disponibilizado de forma gratuita para imprimir numa impressora 3D.


Este projeto surgiu pelas mãos de uma equipa sediada em França e foi financiado pelo Conselho Europeu de Investigação com o intuito de tornar a criação e programação de um robô uma coisa simples e acessível a qualquer pessoa. A ideia passa por fornecer em fonte aberta todos os elementos necessários para criar e personalizar um robô humanóide, imprimi-lo e programá-lo, e levá-lo até às escolas, onde poderão ajudar na formação profissional dos alunos.


"Tem-se feito muito pouco para explorar os benefícios da impressão 3D e a sua interação com a ciência informática nas salas de aula. Com a nossa plataforma Poppy, oferecemos agora às escolas e aos professores um meio para cultivarem a criatividade dos jovens que estudam mecânica, ciências computacionais, eletrónica e impressão 3D", garante um dos responsáveis pela iniciativa, Pierre-Yves Oudeyer.


Toda a gente é, no entanto, convidada a participar, fazendo o download do material necessário e criando o seu próprio Poppy, que poderá ser programado recorrendo a software igualmente gratuito e integrado na plataforma Arduino, que permite a interação com outros dispositivos eletrónicos. "Não existe apenas um robô humanoide Poppy, mas tantas versões quantos os utilizadores", diz Oudeyer.
Essas versões estão a ser compiladas no site do projeto, onde todos podem partilhar as suas experiências.

Postar um comentário

 
Top