0
O Windows 9, provável nome da próxima versão do sistema da Microsoft, deve chegar aos computadores dos usuários apenas no primeiro semestre de 2015, mas os vazamentos recentes revelam que os trabalhos em Redmond já estão bem avançados. Para atiçar ainda mais a curiosidade de todos, a Microsoft marcou um evento para o próximo dia 30 de setembro para falar sobre o Windows– e rumores indicam que uma versão “preview” pode ser chegar aos desenvolvedores em breve.
Logo não-oficial do Windows 9 foi divulgado na conta da Microsoft  (Foto: Reprodução/Cnbeta)
Logo não-oficial do Windows 9 foi divulgado na conta da Microsoft (Foto: Reprodução/Cnbeta)
A próxima grande atualização do sistema da Microsoft, também conhecida pelo codinome Threshold, deve trazer de volta o tradicional Menu Iniciar e muitas novidades para usuários de PCs com teclado e mouse físicos. Para deixar você por dentro de tudo que se sabe até o momento sobre o Windows 9, o TechTudo preparou uma compilação de todas as novidades que foram vazadas e rumores.
Menu Iniciar
O Menu Iniciar não é exatamente uma novidade do Windows 9. Além de ser um velho conhecido do sistema da Microsoft, a empresa já havia revelado que o retorno do Menu Iniciar estava a caminho em um evento para desenvolvedores, em julho. Na ocasião, até mesmo um conceito de como o novo Menu Iniciar ficaria foi apresentado. No Build 2014, a Microsoft ficou devendo a volta dele no Windows 8.
Windows 9 deve priorizar a interface desktop e trazer de volta o menu Iniciar e apps em janelas (Foto: Reprodução/WinFuture)Windows 9 deve priorizar a interface desktop e trazer de volta o menu Iniciar e apps em janelas (Foto: Reprodução/WinFuture)
Recentemente, novas imagens do Windows 9 vazaram e, além de confirmar o retorno do Menu Iniciar, deram detalhes de como ele funcionará. Na próxima versão do sistema, os atuais blocos dinâmicos serão fundidos ao Menu Iniciar – à esquerda, os programas clássicos do sistema e à direita os blocos dinâmicos oferecem informações em tempo real e atalhos para os aplicativos do Windows Modern.
Aplicativos modernos em janelas
Outra informação que a Microsoft já havia revelado e que foi confirmada pelos vazamentos recentes é a possibilidade de executar aplicativos modernos (antigo Metro) em janelas flutuantes sobre a área de trabalho clássica. O Windows 9 está mais flexível e, segundo rumores, só abrirá o Menu Iniciar e aplicativos em tela cheia se o sistema estiver sendo executado em um tablet ou computador híbrido com tela sensível ao toque (touchscreen).
Aplicativos modernos serão executados em janelas na área de trabalho clássica (Foto: Reprodução/Microsoft)Aplicativos modernos serão executados em janelas na área de trabalho clássica (Foto: Reprodução/Microsoft)
Desktops virtuais
No Windows 9, o usuário poderá criar áreas de trabalho virtuais para organizar as janelas abertas. O recurso pode ser acionado através de um novo botão que foi adicionado à barra de tarefas do sistema. Quando pressionado, as janelas abertas no desktop atual são exibidas em forma de miniatura. O usuário pode fechar as janelas, abrir um novo desktop e provavelmente também poderá arrastar as janelas de um desktop para o outro.
Windows 9 contará com áreas de trabalho virtuais para organizar janelas (Foto: Reprodução/WinFuture)Windows 9 contará com áreas de trabalho virtuais para organizar janelas (Foto: Reprodução/WinFuture)
Central de notificações
O Windows 9 finalmente contará com um espaço para centralizar todas os alertas de aplicativos e do sistema, como no Windows Phone. A central de notificações poderá ser acionada através de um botão na barra de tarefas do Windows, na interface clássica. Fazendo isso, o usuário tem acesso a uma janela com todas os alertas de aplicativos. Basta clicar sobre uma notificação para ser levado à janela do app.
Central de notificações é uma das novidades do Windows 9 (Foto: Reprodução/WinFuture)Central de notificações é uma das novidades do Windows 9 (Foto: Reprodução/WinFuture)
Unificações
A Microsoft pode aproveitar o lançamento do Windows 9 para simplificar o ecossistema da empresa. Segundo rumores, o Windows RT – versão do sistema para processadores ARM – e o Windows Phone podem ser unificados em um único produto. Dessa forma, o sistema operacional para tablets ARM e celulares será exatamente o mesmo. Atualmente, todos os sistemas da empresa compartilham o kernel NT, o que facilitaria a unificação.
Por conta dessa possível unificação dos sistemas, as lojas de aplicativos do Windows 9 e do Windows Phone também serão fundidas. Durante a WPC 2014, a própria Microsoft já deu pistas de que isso acontecerá em breve. Atualmente, os desenvolvedores já contam com uma ferramenta que permite criar aplicativos que rodam tanto no Windows 8.1 quanto no Windows Phone 8.1.
A Cortana, assistente virtual do Windows Phone 8.1, deve ser uma das novidades do Windows 9. Ainda não há uma confirmação oficial, mas a versão de testes do sistema que vazou na Internet traz arquivos que fazem referências à assistente. Isso indica que a integração ainda não está pronta, mas que ela está a caminho. Ainda não há suporte ao português.
Cortana, além de bem humorada, é inteligente (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Cortana, além de bem humorada, é inteligente (Foto: Divulgação/Microsoft))Assistente Cortana, além de bem humorada, é inteligente (Foto: Divulgação/Microsoft)

Suporte a monitores 8K
A versão vazada do Windows 9 traz arquivos que podem indicar que o sistema suportará a resolução UltraHD de até 4320p (8K) – algo bastante esperado, visto que os monitores 4K já são realidade. O rumor surgiu depois que alguém descobriu que os novos ícones do sistema podem ser escalados até a resolução de 768 x 768 pixel. Se o suporte a monitores 8K for confirmado, a experiência de uso do Windows em monitores com tela de alta resolução (como o MacBook Retina) será muito melhor.
Novos ícones do Windows 9 foram desenhados para suportar altas resoluções (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Novos ícones do Windows 9 foram desenhados para suportar altas resoluções (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Atualização rápida
No Windows 9, o usuário precisará apenas clicar sobre um botão para atualizar o sistema. Segundo rumores, essa funcionalidade está sendo usada internamente para facilitar a instalação de novas versões de testes do Windows. Ainda não se sabe se o recurso estará presente na versão final. A boa notícia é que a Microsoft está pensando em liberar o Windows 9 como uma atualização grátis do Windows 8.
Sensor Wi-Fi
Outro recurso que foi lançado primeiro no Windows Phone e que deve ser incorporado ao Windows 9 é o Sensor Wi-Fi. Com ele, o usuário pode economizar plano de dados 3G ou 4G usando conexões Wi-Fi. O recurso armazena as credencias das redes que o usuário se conectou e, quando uma estiver disponível, se conecta automaticamente a ela. Dessa forma, o plano de dados pode ser poupado.
Quando chega?
Pouco mais de dois anos após o lançamento do Windows 8, em agosto de 2012, chegou a hora da Microsoft corrigir alguns erros e lançar uma atualização grande para o principal sistema da empresa. O Windows 9 deve ficar pronto somente no primeiro semestre do próximo ano, mas uma versão para desenvolvedores pode ser liberada ainda esse mês, durante um evento que acontece no próximo dia 30. Fique ligado no TechTudo para acompanhar todas as novidades sobre o Windows 9!
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/windows-9-vem-ai-veja-o-que-esperar-do-novo-sistema-da-microsoft.html

Postar um comentário

 
Top